terça-feira, 31 de julho de 2012

Amsterdam - Holanda

Finalmente chegamos à Amsterdam


Amsterdão  ou Amsterdã (em neerlandês: Amsterdam) é a capital, e a maior cidade dosPaíses Baixos, situada na província Holanda do Norte. Seu nome é derivado de uma represa (dam) no rio Amstel, o rio onde fica a cidade. A cidade é conhecida por seu porto histórico, seus museus de fama internacional, sua zona de meretrício (Red Light District, o "Bairro da Luz Vermelha"), seus coffeeshops liberais, e seus inúmeros canais que levaram Amsterdã a ser chamada a "Veneza do Norte".



 Na cidade encontram-se muitos museus de fama internacional, como o Rijksmuseum, o museu de arte modernaStedelijk Museum, o Museu Casa de Rembrandt e Museu van Gogh que possui a maior coleção de pinturas deVan Gogh no mundo.










Casa de Anne Frank é um destino turístico muito popular, bem como o Hortus Botanicus Amsterdam, fundado no começo da década de 1960, um dos mais antigos jardins botânicos do mundo, com muitas antigas e raras espécies, entre as quais está a planta de café da qual saiu o ramo que serviu como base das plantações na América Central e América do Sul (o ramo foi um presente de Luís XIV de França e foi levado a colônia francesa de Martinica em 1714, onde frutificou).




 Há numerosos edifícios, igrejas, praças e pontes que merecem uma visita. Uma data bem interessante para visitar a cidade é o Dia da Rainha ou Koninginnedag em 30 de abril. Neste dia todos os habitantes da cidade vendem nas ruas todo tipo de coisas, principalmente objetos de casa que já não utilizam. A cidade se envolve em mercado e em uma verdadeira festa e as ruas ficam abarrotadas de gente vestida da cor da casa real, o laranja.


Em Amsterdam se encontra a conhecida fábrica de  cerveja Heineken, que também tem seu museu Heineken Experience.   




O espírito liberal que ela herdou da Idade do Ouro justifica o fato de nela existirem alguns cafés, os chamados Coffeeshops, onde é autorizado o consumo de drogas leves e de existir uma indústria do sexo legalizada. No "Red Light District" (ou Bairro da Luz Vermelha) as ruelas estão lotadas desex shops, bares onde decorrem shows eróticos, cinemas eróticos e até um museu do sexo. A prostituição nos Países Baixos é completamente legalizada nas zonas designadas para ela.


É difícil definir exatamente onde reside o charme ou o encanto principal de Amsterdam. Talvez ele esteja em seus canais, ou em seus prédios de fachadas coloridas, construídos durante o século 17. Ou talvez em suas pequenas embarcações que servem de moradia a tanta gente ou ainda na liberalidade cultural e sexual que há décadas deixou de ser novidade por aqui. 




Ou quem sabe na sua gente, com um aspecto tão bonito e saudável que nem parecem reais. Ou quem sabe a razão principal é o fato desta ser uma cidade construída abaixo do nível do mar, onde as pessoas tem o hábito de usar sapatos de madeira, produzir queijos divinos e trabalhar em moinhos de vento.  



Mas pensando bem estas coisas também existem em outros lugares do mundo! Talvez o encanto de Amsterdam esteja simplesmente porque aqui pode-se encontrar todas estas coisas, ao mesmo tempo e no mesmo lugar.









O clube esportivo AFC Ajax têm sua sede e seu estádio na cidade, chamado Amsterdam ArenA. Também a prestigiosa sala de concertos Concertgebouw é sede da igualmente famosa orquestra sinfônica, a Orquesta Real de Concertgebouw, que deu seu primeiro concerto em 3 de novembro de 1888




Ainda hoje, quando pensamos em nossas visitas à capital da Holanda, continuamos sem conseguir dizer onde reside exatamente o charme ou o encanto principal de Amsterdam, uma cidade que parece ter de tudo um pouco. Mas podemos dizer com certeza que aqui tivemos um dos momentos mais memoráveis de nossas viagens, quando percorremos os canais da cidade,  numa embarcação com teto de vidro, degustando queijos e vinhos. No final das contas talvez momentos como esse definam melhor o que é o encanto principal de cada lugar. É a capacidade de criar estados de espírito positivos, momentos inesquecíveis e a vontade de voltar.  E nesse particular Amsterdam sabe, como poucas cidades, criar estados de espírito que acompanham a gente para sempre.

        

Nenhum comentário:

Postar um comentário