terça-feira, 31 de julho de 2012

Delft - Holanda

Delft é uma cidade da província neerlandesa de Zuid-Holland situada a 9 km de Haia e 18 km de Rotterdam e cortada por canais.



Centro dos mais antigos do país, já aparecendo mencionado em 1062, Delft foi palco, em 1584, do assassinato do stathouder Guilherme I o Taciturno, por um fanático católico. O belo mausoléu de Taciturno encontra-se na Nieuwe Kerk, antiga igreja de Santa Úrsula, hoje transformada em templo protestante, onde se ergueu também o túmulo de Hugo Grotius.



Delft também se fez famosa por suas fábricas de faiança, que datam de meados do século XVII. O apogeu dessa indústria, que se inspirou, inicialmente, em modelos chineses, situa-se entre 1680 e 1740, tendo sido Abraham de Coog seu mestre principal.




Toda a cerâmica européia sofreu influências da de Delft. A fábrica atualmente em funcionamento na cidade opera segundo processos modernos. A produção do velho centro industrial se diversificou, incluindo papel pintado, gengibre, couro, vidro, vinagre, tabaco, sabão e lêvedo de cerveja













 Porcelana típica azul (Delft Blue) e de outras cores de inspirações italianas e orientais. A porcelana 100% pintada à mão é sempre acompanhada de um certificado com o número da peça, por isso, se é turista, tenha em atenção para não ser enganado.








A apaixonante cidade de mais de 100 mil habitantes fica entre Rotterdam e a capital política da Holanda, Haia. Delft é famosa pela sua porcelana azul e branca que pode ser comprada nas dezenas de lojas dos arredores da praça central. Na primavera, os canteiros centrais ficam cobertos de flores coloridas. A cidade ainda conta com os charmosos canais. Uma visita a Delft é indispensável

Nenhum comentário:

Postar um comentário