segunda-feira, 30 de julho de 2012

Brugges - Bélgica

Foi em Brugges que me encantei. Suas ruas, prédios e canais são quase como uma viagem de volta no tempo até a Europa medieval e graças a isto essa pequena cidade da Bélgica transformou-se no principal ponto turístico do país. 



 

Esta cidade é famosa na Europa, em função de possuir um ar medieval. Todas as casas são em estilo europeu, assim como as “places”, comuns em toda Bélgica. As "places" são espécies de praças, mas sem jardins ou bancos, com prédios importantes em toda volta.  São belíssimos os prédios da prefeitura, que data de 1420; e da St,Saviour’s Cathedral, do século XII. 


 O prédio da prefeitura, um dos mais antigos dentre os Países Baixos, é um dos pontos imperdíveis da cidade. Construído entre 1376 e 1420 em estilo gótico, é o prédio mais antigo da cidade, e abriga valiosos tesouros históricos. Um de seus aposentos mais famosos é a capela  Heilige-Bloedbasiliek. Por cerca de 850 anos ela tem guardado um trecho de tecido marcado pelo sangue de Cristo. Conta-se que ele foi trazido para Brugges na ocasião das segundas Cruzadas, graças ás tropas de Dirk Van de Elzas, o duque de Flandres. Até hoje esta relíquia é guardada numa urna de cristal na capela desta prefeitura.



Brugges é circundada por um canal que servia de proteção à cidade (na época, também chamada de "burgo") durante a Idade Média. No canal, na entrada para a cidade, ainda existem pórticos e moinhos bem antigos.


A torre medieval conhecida como Halletoren é a maior e mais importante construção de Brugges,  e fica situada bem em frente à praça do mercado. Ela foi construída no século 13, tem 88 metros de altura e no seu topo possui um carrilhão com 47 sinos. Este ponto é o próprio coração da cidade, e serve  como referência para todos os passeios em Brugges. Quem quiser subir os 366 degraus da torre vai desfrutar de uma vista completa de toda a cidade.



Brugges é uma cidade muito antiga, que data do século IX. Ela se tornou um dos centros comerciais da Europa a partir do século XI, graças ao seu acesso direto para o mar. Era famosa pela sua produção de tecidos, que eram exportados para toda Europa. Também foi abrigo do primeiro prédio para intercambiar mercadorias e dinheiro no mundo, na casa da família Van der Beurse, que constituía um clã na área mercantil.  No século XV, as artes e atividades bancárias floresceram enormemente em Brugges, a partir da vinda dos Duques de Borgonha. A cidade virou morada para pintores famosos e nessa época foram construídas algumas de suas atrações, como o prédio da prefeitura, a Igreja Old Lady, o mausoléu de Maria de Borgonha, além de igrejas e prédios comerciais.


A principal conclusão que cheguei, antes mesmo de partir de Brugges foi que seria ótimo poder voltar lá algum dia. E se você pretende visitar esta cidade e deseja mesmo uma sugestão, não tenha pressa quando passar por aqui. Brugges pode ser um local pequeno, mas entre ruelas estreitas, sob telhados vermelhos e à sombra de suas torres medievais estão tesouros em cada esquina, prontos para serem descobertos por turistas à procura de um lugar muito especial. Brugges é a cidade perfeita para se viver tranquilamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário